PUBLICIDADES DIVERSAS – VARIEDADES

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SAL E O SÓDIO ?

Qual é a diferença entre sal e sódio?

Qual é a diferença entre sal e sódio 1 Entenda qual é a diferença entre sal e sódio

O sal e o sódio costumam causar algumas dúvidas na maioria das pessoas, principalmente quando alguém tenta compreender as descrições nutricionais em alguma embalagem de alimento. Pois é, hoje em dia mesmo que muitas pessoas estão tentando levar um estilo de vida mais saudável, reduzindo o consumo de sal, entre tantas coisas, é importante saber qual é realmente a diferença entre o sal e o sódio. Portanto, vamos conferir isso agora:

Para começar, vamos entender o que é o sal e como ele é composto. Bom, o sal que nós chamamos de sal de cozinha tem a sua composição feita de sódio (Na) e cloro (Cl), o que gera o cloreto e sódio (NaCl), que é o sal que usamos para temperar os alimentos, ou seja, garante o sabor salgado nos pratos. Para compreender melhor essa proporção, em 1g de sal (NaCl) há 400 mg de sódio. O sódio pode representar 40% da composição do sal de cozinha.

Basicamente a diferença entre o sal e o sódio é que o sódio é um dos componentes do sal e sozinho ele não tem necessariamente sabor salgado. O sódio, por exemplo, quando é combinado com glutamato, é utilizado para a conservação de alimentos industrializados, portanto, ele pode ficar ser sabor algum ou muito suavemente salgado, a ponto de não interferir no sabor do alimento, mesmo ele sendo adocicado. Lembrando que até os refrigerantes possuem uma grande quantidade de sódio.

Lembrando que aquele valor de sódio que vem declarado nas informações nutricionais das embalagens dos alimentos não tem nada a ver com o sal. Em geral, a indicação é que se consuma, por dia, uma quantidade entre 1,6g a 2,4g de sódio por dia. No entanto, se formos prestar atenção nessas informações de cada alimento, podemos notar que a quantidade em cada porção é, muitas vezes, a metade ou quase o valor total que podemos consumir em um dia, mas tudo em um só alimento, sem falar nos demais que já consumimos ou ainda vamos consumir.

Isso não é para assustar ninguém, até porque o sódio é muito importante, não há vida humana sem ele. O sódio é o responsável por regular o volume de líquidos das células e do sangue, regulando a pressão arterial. O importante é que o nosso consumo seja moderado, pois em excesso ele pode acabar fazendo mal à saúde.

FONTE “TODA PERFEITA  <> EDILEUTERIO@ITELEFONICA.COM.BR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s