PUBLICIDADES DIVERSAS – VARIEDADES

HISTÓRICO DA VITAMINA B

UTILIDADES DA VITAMINA   B233


A Vitamina B1  (tiamina) desempenha um papel importante no Sistema Nervoso, no coração e no metabolismo da glicose.

Entre os sintomas principais da falta desta vitamina estão a fadiga, perda de energia, depressão, perda de apetite, instabilidade emocional, insónias, nervosismo e dificuldade de raciocínio.
A síndrome de Korsakoff e a Encefalopatia de Wernicke manifestam- se na situação de défice de vitamina B1.

Fontes alimentares: arroz , carne de porco, nozes.

Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, do sistema imunológico e está presente em diferentes processos metabólicos. Em caso de carência podem ocorrer lesões a nível do Sistema Nervoso Central, processos demenciais, fadiga, irritabilidade, insónia e depressão. 

Fontes alimentares: Amendoim, leite, ovos, tomate, abacate, fígado.

Vitamina B5 conhecida como a vitamina anti-stress, a vitamina B5 é determinante para o metabolismo, para a regulação dos níveis de energia e para a diminuição do stress físico e mental.
Fontes alimentares: batata doce, frango, legumes, leite e derivados.

Vitamina B6  Diferentes reacções metabólicas estão dependentes da piridoxina. Possui um papel importante no funcionamento do Sistema Nervoso, no fortalecimento do sistema imunológico e na manutenção dos níveis de glicose no sangue. Na concentração de vitamina B6 interfere a utilização de determinados medicamentos, o consumo crónico de álcool, a  ingestão elevada de proteínas e situações clínicas associadas à gravidez.

A sua carência, tem um papel precipitante em doenças neuro psiquiátricas como a dor crónica e depressão. Os estudos apontam para o sucesso no tratamento de processos demenciais com vitamina B6. A sua utilização terapêutica é também aconselhada para o tratamento da depressão em mulheres que tomam contraceptivos orais, no síndrome pré- menstrual e no Período da Menopausa.
Fontes alimentares: Cereais integrais, passas, banana, hortaliças leguminosas, atum.

Vitamina B9 O ácido fólico, é importante para o bom funcionamento do Sistema Nervoso Central e do Sistema Imunitário.
Considerado um alimento para o cérebro, é necessário à produção de energia e formação das hemácias. Os sintomas iniciais de carência de vitamina B9 são o cansaço, irritabilidade e perda de apetite.
Fontes alimentares: Carnes, Fígado, banana, melão.
A Vitamina B12 está associada, quando em défice, ao declínio das funções cognitivas, e a depressões, particularmente no idoso. Por ter uma influência directa na melatonina, hormona responsável pela regularização do ciclo do sono, a suplementação com vitamina B12 pode ajudar a um sono mais reparador, como a melhorar a capacidade de concentração e  também o humor.
Fontes alimentares: pato, ovos, bacalhau.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s